Sabe o que é portabilidade? É programar em qualquer plataforma sem se preocupar com compatibilidade. Mas como é possível? O que mais preocupa na hora de programar é saber se o sistema programado ira ser compatível. Em Java isso é muito simples, já que ele não roda no computador e sim em uma maquina virtual.

Conhecendo a linguagem de programação Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos feita na Sun Microsystems, hoje da Oracle Corporation, que foi lançada em 1995.

E não pense que a semelhança da sintaxe do Java com C e C++ foi mera coincidência, pois essa foi derivada dessas linguagens. A programação em Java é mais simples, pois não é preciso se preocupar com os detalhes de baixo nível, como memória, processamento, ponteiros e etc, pois ela é alto nível. A facilidade do Java provém de um gerenciamento automático de memória e um coletor de lixo, que facilitam a vida do desenvolvedor. O diferencial do Java é que os programas rodam na JVM – Java Virtual Machine, uma máquina virtual, fazendo com que Java vire referencia quando se trata de portabilidade.

Outras linguagens de programação, o programa é convertido em código de máquina e rodará especificamente na sua máquina, se por ventura tentar roda-lo em outra máquina, outra arquitetura, não irá conseguir.

O segredo do Java

A linguagem Java tem como base de programação a metodologia orientada a objetos, o que facilita bastante a programação. Pois possibilita a criação de programas flexíveis e modulares, podendo a reutilização de códigos já criados.
Podemos citar como exemplos: carros é uma classe, já um gol é um objeto da classe carro, um fusca também é um objeto da classe carro.As classes possuem métodos e características que são comuns a todos os objetos. Por definição de uma classe, é que descrevemos suas propriedades ou atributos o objeto terá.

Com a associação ao mundo real que o Java possibilita, ajuda na abstração, e criação de aplicações complexas.

A flexibilidade Java é por conta de sua possibilidade de expansão através das bibliotecas ou APIs, além também das extensões do Java, que é voltada especificamente para desenvolvimento de aplicações para varias opções.

Por essas extensões, abre a possibilidades de desenvolvimento de qualquer coisa de seu interesse e de forma mais bem documentada e específica.

Como posso rodar as aplicações Java

Para rodar as aplicações em Java você precisa apenas ter instalado a JRE, Java Runtime Enviroment. E para o desenvolvimento de aplicações você vai precisar da JDK – Java Development Kit.

E para ajudar, use um ambiente de desenvolvimento, um IDE, como o NetBeans.

Embora seja possível o desenvolvimento de aplicações para o desktop, a principal utilidade do Java é para aplicações Web e mobile. Devido à variedade de arquitetura dos aparelhos moveis.

Então ao invés de desenvolver um portal para cada tipo de sistema operacional ou máquina diferente, você simplesmente baixa a JRE e usufrui dessas aplicações.

O ponto negativo do Java, em relação a outras linguagens orientada a objetos, é o peso. Já que perde em eficiência para as linguagens como o C e C++.Exemplo de código Java:

public class OlaMundo {
          public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá Mundo");
            }
}

Afim de aprender programação Java? Para o momento pode começar as leituras com o bom livro “Use a cabeça! JAVA” de Kathy Sierra e Bert Bates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *